Uma coisa realmente chata vinha acontecendo comigo, no Android 11. Todo app que utiliza sons (no meu caso jogos, Duolingo e WhatsApp) estava com um comportamento estranho: o áudio parecia estar engasgado! O som parava, do nada, e depois de um tempo, vinham todos os áudios de uma só vez. No caso do WhatsApp, o app simplesmente travava ao tentar reproduzir uma mensagem de voz, forçando o seu fechamento.
Método 1: limpar os dados do app Google
Depois de pesquisar na Internet (desculpe, não consegui localizar a fonte) encontrei uma possível solução (ao menos para mim, deu certo):
O processo é o seguinte:
- Vá até as configurações do Android;
- Desça até a seção Aplicativos;
- Na lista, toque no app Google;
- Toque em Forçar parada;
- Toque em Armazenamento, Limpar cache e depois Gerenciar armaz.;
- Toque no botão LIMPAR TODOS OS DADOS;
- Toque em OK para confirmar a ação.
Feito isso, você voltará para a tela do menu de aplicativos.
Método 2: limpar a partição de cache
Em geral, basta desligar o aparelho e ligar pressionar os botões de Ligar + Aumentar volume
e esperar o aparelho entrar no modo Recovery. O Samsung A52s 5G, que é o que eu estou usando, tem uma particularidade: para acessar a tela de Recovery, será necessário inserir um cabo USB no aparelho, conectado ao computador, depois pressionar ao mesmo tempo os botões Ligar + Aumentar volume
e aguardar a tela do Recovery aparecer.
Método 3: atualize para o Android 12
Se essa for uma opção viável, faça-a sem pensar duas vezes!
Agora é só utilizar os apps, sem esse problema chato!
É isso!
😀