Análise (com fotos e vídeo): Joystick GameSir G4s

Se você gosta dos joysticks do Xbox 360 e Xbox One, certamente vai adorar este!

Muitas pessoas falam que o GameSir G4s é o melhor joystick já feito para Android. Não conheço tantos assim, mas esse certamente é o melhor que já usei. É praticamente um joystick do Xbox 360 com os gatilhos (triggers) do Xbox One.

Especificações

  • Modelo: Gamesir-G4s
  • Plataformas: Android / Windows / Linux / Playstation 3
  • Modo de funcionamento: Android Standard / GCM / X-input / Dinput
  • Conectividade: Bluetooth / Cabo USB (acompanha o produto)
  • Tempo de recarga: Entre 2 e 3 horas
  • Distância: Aproximadamente 8 metros
  • Peso: 264 gramas
  • Versão Bluetooth: 4.0
  • Duração da bateria: 18 horas
  • Capacidade da bateria: 800mAh
  • Conteúdo da embalagem: Joystick GameSir G4s, cabo USB, manual de instruções

Características

O GameSir G4s é uma cópia exata dos modelos da Microsoft, como falei anteriormente, com algumas melhorias:

  • Função turbo (ideal para jogos de tiro)
  • Função simulador de mouse (é possível usar o analógico esquerdo como o mouse)
  • LEDs indicadores de carga, botões iluminados com níveis de luminosidade (podendo até serem desligadas, para economia de energia)
  • Função rumble (sim, ele vibra, dependendo do jogo)
  • Bateria interna (falei que tinham melhorias!)
GameSir G4s e o controle do Xbox One
GameSir G4s e o controle do Xbox 360

Possui o mesmo layout da Microsoft, com a adição dos botões Turbo, Clear e Reset (um pequeno orifício na parte de trás, para restaurar os padrões de fábrica).

Na parte de baixo, existe um dongle, que serve para ser conectado ao PC. Com isso, o GameSir G4s passa a ser reconhecido como um autêntico joystick do Xbox 360! E isso inclui rumble (treme!), gatilhos funcionando, etc.

Apesar de ser quase como o joystick da Microsoft, infelizmente ele não funciona no Xbox 360, nem no Xbox One (não testei no Xbox One S). 

Usando no Android

Existem dois modos para isso: normal (A + Home) e somente Android (B + Home). A diferença entre eles é que o modo somente Android não permite o uso do simulador de mouse.

O LED indicador ficará verde, no caso do modo Android, e vermelho, no modo normal.

Usando no PC

No PC, você pode utilizar tanto o dongle que acompanha o aparelho, quanto o cabo USB. Para ativá-lo, basta pressionar X + Home e verificar se o LED indicador ficará azul.

No Linux, você pode conectar via bluetooth, sem utilizar o dongle, utilizando as teclas B + Home. Nesse caso, o LED ficará vermelho. No Windows 10 eu tentei fazer a mesma coisa, mas acusava “Erro de driver”. Pode ser que com você funcione.

Ainda nesse modo é possível trocar de X-input para Dinput. Basta pressionar A + Home enquanto estiver no modo PC (o LED mudará de azul para verde). Para voltar ao modo X-input, basta pressionar os mesmos botões.

Usando no Playstation 3

Para ativar o modo PS3, será preciso usar o dongle no console. Depois é só pressionar os botões Turbo + Home e verificar se o LED indicador fica amarelo. Depois disso é só jogar!

Simulador de mouse

Para acessar esse modo (o LED deve estar na cor verde para ativar o simulador), basta pressionar as teclas Select + X. Para desativar basta pressionar os mesmos botões novamente.

Nesse modo, o analógico esquerdo controla o ponteiro, A é o botão esquerdo do mouse e B é o botão direito do mouse.

Ele traz um suporte embutido para smartphones, com dois níveis de inclinação. Na foto é mostrado o primeiro nível. No segundo nível, o smartphone tomba para trás. Independente dos modos, o conforto é o mesmo. 

Só é bom tomar cuidado, pois em alguns modelos de smartphone, o botão do volume pode ficar pressionado. Mas nada que um ajuste pros lados não resolva.

Vídeo demonstrativo

Abaixo, um vídeo demonstrando o produto:

Preço e envio

O preço original no AliExpess é de $99.99. Quando efetuei a compra, estava custando $50.99. Por conta do Black Friday, o mesmo joystick chegou a custar cerca de $38.00. No site da GameSir, custa $69.99.

Efetuei a compra usando o envio grátis. Deveria chegar entre 40 e 60 dias, mas acabou chegando em 32 dias! Considerei o tempo de envio muito bom.

Vale a pena?

Se você está procurando um bom joystick para jogar tanto no PC quanto no Android, essa é a opção certa.

🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *