Enfim, o TCC!

Sim, finalmente entreguei o tão temido trabalho de conclusão de curso, o TCC. Confesso que ainda estou sem acreditar (a defesa ocorreu no dia 19 de junho desse ano). O título do meu trabalho foi Proteção de dados pessoais mediante as leis LGPD e GDPR (aqui está o link da monografia).

O processo

Fiquei bastante feliz com o resultado final. No começo a gente escreve coisas sem uma ordem específica. Mas do meio do caminho pro final parece que as coisas se acertam e dá mais vontade de escrever. Quando a gente entrega, fica aquela sensação de que poderia ter escrito um pouco a mais. 

Demorei um pouco mais do que o comum para me formar. Foram anos de tratamento contra fobia social, aparecimento de uma depressão, crises de ansiedade, falecimento do médico que me acompanhava… Mas nada, nada disso, me fez parar de continuar estudando!

A apresentação

Nunca imaginei apresentar um TCC via Google Meet! Creio que foi mais tranquilo dessa forma. Na sala estavam meu professor orientador, a professora na banca, minha irmã (que chegou no final) e eu. Falei por 20 minutos (que passaram bem rápido, por sinal) e depois ouvi algumas críticas e correções que deveria fazer. No final, tirei 9,0!

Agradecimentos

Quero deixar registrado aqui um enorme agradecimento à essas pessoas que me deram um apoio fora do comum!

Maria Cláudia Santos – Minha querida e amada esposa. Certamente sem ela, eu não teria conseguido realizar nem 5% do TCC.

Naiani Barros – Uma amiga de longas datas que me ajuda em praticamente tudo! Ajudou na tradução do abstract, junto com minha sobrinha.

Gilka Rocha Barbosa – Professora da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. Mais do que uma professora, uma pessoa massa! Quem a conhece sabe do que eu estou falando.

Fernando José Bertino de Figueirêdo – Professor orientador. Me deu a ideia de falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

E agora?

Bom, agora que terminei a faculdade, posso direcionar todo o meu tempo e energia para coisas bem bacanas, como o desenvolvimento da Cubo Mágico Software. Também penso em trabalhar e morar num lindo apartamento!

😄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *